Powered By Blogger

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

11/02 - DIA DE NOSSA SENHORA DE LOURDES (APARIÇÕES; 1858)

HAVIA APENAS QUATRO ANOS QUE O PAPA PIO IX ENRIQUECERA A IGREJA COM O SINAL LUMINOSO DO PODER SALVADOR CONCEDIDO PELO PAI AO REDENTOR: MARIA, SUA MÃE, CHEIA DO ESPÍRITO SANTO, TOTALMENTE PRESERVADA DO PECADO, É IMACULADA. A 11 DE FEVEREIRO DE 1858, MARIA MANIFESTOU-SE, CERCA DE DEZOITO VEZES, COMO "IMACULADA" A BERNADETE SOUBIROUS, NUMA GRUTA DE LOURDES, ATÉ 16 DE JULHO. O PERENE "MILAGRE" DE LOURDES É A EUCARISTIA. PARA ALÉM DO "FENÔMENO" RELIGIOSO, PERMANECEM OS EFEITOS DA MESNAGEM FUNDAMENTAL DO EVANGELHO, PROCLAMADA FORTEMENTE POR MARIA: A "CONVERSÃO", E DO GRANDE GESTO DE CRISTO: "DAR O PRÓPRIO CORPO E O PRÓPRIO SANGUE" PARA A SALVAÇÃO DOS HOMENS. A ALEGRE ACEITAÇÃO DOS SOFRIMENTOS, EM UNIÃO COM CRISTO, POR PARTE DOS DOENTES, A ADMIRÁVEL DOAÇÃO DE TANTOS JOVENS AOS POBRES E SOFREDORES, O "CLIMA" ININTERRUPTO DE INTENSA ORAÇÃO EM LOURDES, SÓ SÃO COMPREENSÍVEIS À LUZ DA MISSA, QUE TEM SEMPRE O PRIMEIRO LUGAR NA "CIDADE" DE MARIA.


De uma carta de Santa Maria Bernarda Soubirous, virgem

Certo dia, fui com duas meninas às margens do rio Gave buscar lenha. Ouvi um barulho, voltei-me para o prado, mas não vi movimento nas árvores. Levantei a cabeça e olhei para a gruta. Vi, então, uma Senhora vestida de branco; tinha um vestido alvo, com uma faixa azul celeste à cintura, e uma rosa de ouro em cada pé, da cor do rosário que trazia.
Ao vê-la, esfreguei os olhos, julgando estar sonhando. Enfiei a mão no bolso de meu vestido onde encontrei o rosário. Quis ainda fazer o sinal da cruz, porém, não consegui levar a mão à testa. Entretanto, quando aquela Senhora fez o sinal da cruz, tentei fazê-lo também; a mão tremia, mas consegui. Comecei a rezar o rosário; a Senhora igualmente ia passando as contas de seu rosário, embora não movesse os lábio. Quando terminei, a visão logo desapareceu.
Perguntei às duas meninas se tinham visto nalguma coisa; disseram que não, e quiseram saber o que eu tinha para lhes contar. Garanti-lhes que vira uma Senhora vestida de branco, mas não sabia quem era, e pedi-lhes que não contassem a ninguém. Elas então me aconselharam a não voltar mias àquele lugar, porém não concordei. Voltei pois no domingo porque me sentia interiormente chamada...
Somente na terceira vez, a Senhora me falou e perguntou-me se queria voltar ali durante quinze dias. Respondi-lhe que sim. Mandou-me dizer aos sacerdotes que construíssem uma capela naquele lugar. Em seguida, ordenou-me que bebesse da fonte. Como não vi fonte alguma, dirigi-me ao rio gave. Ela disse-me que não era lá, e fez-me um sinal com o dedo, indicando-me o lugar onde estava a fonte. Dirigi-me a mão para beber, mas não consegui nada. Comecei a cavar, e logo pude tirar um pouco de água. Joguei-a fora por três vezes, até que na quarta pude beber. Em seguida, a visão desapareceu e fui-me embora.
Durante quinze dias, lá voltei e a Senhora apareceu-me todos os dias, com exceção de uma segunda e de uma sexta-feira. Repetiu-me várias vezes que dissesse aos sacerdotes para construírem ali uma capela. Mandava que fosse à fonte para lavar-me e que rezasse pela conversão dos pecadores. Muitas e muitas vezes, perguntei-lhe  quem era, mas apenas sorria com bondade. Finalmente, com braços e olhos erguidos para o céu, disse-me que era a Imaculada Conceição. Durante esses quinze dias, também me revelou três segredos, proibindo-me de dizê-los a quem quer que fosse; até o presente os tenho guardado com toda a fidelidade. 




São Pio X: Lourdes excede em glória todo outro santuário mariano

São Pio X: Lourdes excede em glória todo outro santuário mariano

“A glória única do santuário de Lourdes reside no fato de nele serem os povos atraídos de toda parte, por Maria, à adoração de Cristo Jesus no augusto sacramento; de sorte que aquele santuário, ao mesmo tempo centro de culto mariano e trono do mistério eucarístico, excede em glória, ao que parece, todos os outros no orbe católico”.
Breve de 25 de abril de 1911: Arch. Brev. Ap., Pius X, an.1911, Div. Lib. IX, pars I, f. 337.

Pio XII: a malícia dos adversários permitiu que a aparição de Lourdes brilhasse com mais evidência

Pio XII: a malícia dos adversários permitiu que a aparição de Lourdes brilhasse com mais evidência 

“Não é de admirar que os nossos predecessores se hajam comprazido em multiplicar os seus favores para com esse santuário. Desde 1860, Pio IX, de santa memória, regozijava-se de que os obstáculos suscitados contra Lourdes pela malícia dos homens houvessem permitido ‘manifestar com mais força e mais evidência a clareza do fato’ (Carta de 4 de setembro de 1869, Ep. lat. an.1869, n. 388, f. 695.).
“E, forte dessa segurança, ele cumula de benefícios espirituais a Igreja recém-educada, e faz coroar a estátua de nossa Senhora de Lourdes.”
Carta Encíclica “Le Pelèrinage de Lourdes”, 2 de julho de 1957.

Pio XI: Lourdes confirmou a proclamação do dogma da Imaculada Conceição

Pio XI: Lourdes confirmou a proclamação do dogma da Imaculada Conceição 

“O que em Roma, pelo seu magistério infalível, o sumo pontífice definia, a Virgem Imaculada Mãe de Deus, a bendita entre as mulheres, quis, ao que parece, confïrmá-lo por sua boca, quando pouco depois se manifestou por uma célebre aparição na gruta de Massabielle”.
“Certamente, a palavra infalível do pontífice romano, intérprete autêntico da verdade revelada, não necessitava de nenhuma confirmação celeste para se impor à fé dos fiéis. Mas com que emoção e com que gratidão o povo cristão e seus pastores não recolheram dos lábios de Bernardete essa resposta vinda do céu: "Eu sou a Imaculada Conceição"!
Decreto De Tuto para a canonização de santa Bernardete, 2 de julho de 1933: AAS 25(1933), p. 377.

São Pio X: Lourdes é promessa da vitória iminente sobre os ímpios

São Pio X: Lourdes é promessa da vitória iminente sobre os ímpios 

“É preciso acrescentar que Pio IX não muito antes [das aparições] havia declarado ser de fé católica a Conceição Imaculada de Maria que, na cidade de Lourdes, começaram maravilhosas manifestações da Virgem, e foi, como se sabe, a origem dessas igrejas elevadas em honra da Imaculada Mãe de Deus, obra de alta magnificência e de imensos trabalhos, onde prodígios quotidianos, devidos à sua intercessão, fornecem esplêndidos argumentos para prostrar na confusão a incredulidade moderna.
“Tantos e tão insignes benefícios concedidos por Deus pelas piedosas solicitações de Maria, durante os cinqüenta anos transcorridos, não deveriam nos fazer esperar a salvação num tempo ainda mais curto do que nós acreditávamos?
Da mesma maneira, há como uma lei da Providência divina, a experiência ensina-nos isto, segundo a qual entre os extremos derradeiros do mal e a liberação jamais há muita distância. “O tempo de sua vinda está próximo. Pois o Senhor terá piedade de Jacob, e em Israel terá seu eleito” (Is. XIV, 1).
“É pois com inteira confiança que nós mesmos podemos esperar que dentro em breve exclamemos : “O Senhor quebrou o cetro dos ímpios. A terra está em paz e silêncio, ela se regozija e ela exulta” (Is. XIV, 5 e 7).”
Carta encíclica Ad diem illum, de 2 de fevereiro de 1904: Acta Pii X, vol. 1, p.149.

Nenhum comentário:

Postar um comentário